O anúncio da construção de um viaduto estaiado na rotatória da Coca-Cola, em Campo Grande, traz à tona a questão da mobilidade urbana na cidade. Com um investimento previsto de R$ 90 milhões, a ideia é melhorar o tráfego em uma das regiões mais movimentadas, onde se cruzam as avenidas Gury Marques, Costa e Silva, Senador Antônio Mendes Canale e Doutor Olavo Vilella de Andrade.
Como o viaduto estaiado na rotatória da Coca-Cola vai melhorar a mobilidade?
Essa rotatória é um verdadeiro ponto de congestionamento, com a circulação intensa de carros, ônibus e caminhões diariamente. Conectando áreas comerciais e bairros populosos, é um dos principais entroncamentos de Campo Grande.
O viaduto estaiado promete ser uma solução para minimizar os conflitos de cruzamento, reduzir o tempo de deslocamento e organizar o tráfego em níveis diferentes. Além disso, com menos pontos de conflito entre veículos e pedestres, a segurança viária também deve aumentar. Vamos dar uma olhada nos benefícios esperados:
| Situação Antes | Situação Depois (com o viaduto) |
|---|---|
| O trânsito é intenso e tem congestionamentos frequentes, especialmente nos horários de pico, devido ao cruzamento de várias avenidas importantes. | Com o viaduto, o tráfego deve fluir melhor, permitindo que veículos que cruzam a rotatória tenham acesso em uma via elevada, reduzindo atrasos. |
| Há uma dependência de semáforos para controlar o fluxo, o que gera paradas e longas filas. | O fluxo será mais contínuo nas principais avenidas, com menos paradas e menos lentidão. |
| O tempo de deslocamento é imprevisível, o que desencoraja o uso de certas rotas e carga extra em vias alternativas. | Isso deverá mudar com o viaduto, proporcionando maior previsibilidade e eficiência. |
| É um ponto crítico para o trânsito, com muitas queixas da população. | O viaduto deve transformar essa área em um corredor moderno e estruturado. |
| A rotatória tinha um visual simples, sem muita identificação. | O novo viaduto pode se tornar um cartão-postal da cidade, atraindo mais atenção e valorizando a área. |
Por que o projeto ficou com R$ 90 milhões?
Esse investimento no viaduto estaiado da rotatória da Coca-Cola vem de uma emenda coletiva da bancada federal de Mato Grosso do Sul. Inicialmente, estavam previstos R$ 110 milhões, que seriam divididos entre este viaduto e outro projeto na Avenida Mato Grosso com Nelly Martins, conhecido como Via Park.
Por conta de mudanças na legislação, agora é preciso garantir 100% dos recursos antes de licitar grandes obras. Por isso, decidiram concentrar os R$ 90 milhões apenas na rotatória da Coca-Cola, deixando a Via Park para um futuro financiamento.
O que é um viaduto estaiado e qual seu potencial turístico?
Um viaduto estaiado é uma estrutura que sustenta seu tabuleiro com cabos de aço inclinados ligados a pilares. Esse design cria formas marcantes na paisagem urbana, unindo eficiência e estética.
Esses projetos costumam ser utilizados como símbolos de identidade de uma cidade, frequentemente com iluminação cênica e integração a espaços públicos, como parques e ciclovias. A expectativa em Campo Grande é que o viaduto não só melhore a mobilidade como também se torne um ponto turístico e um cartão-postal.
Como o viaduto pode impactar o dia a dia de Campo Grande?
Durante a construção do viaduto, a rotina dos moradores e motoristas vai mudar um pouco. Serão necessários desvios temporários e possíveis alterações nas rotas de ônibus, o que exige que a população esteja bem informada sobre as mudanças.
Depois que as obras forem concluídas, a previsão é que os deslocamentos se tornem mais rápidos, especialmente para aqueles que utilizam a rotatória diariamente. Essa nova configuração pode até alterar rotas de transporte coletivo e de carga, tornando o acesso a bairros e áreas comerciais mais eficiente e fortalecendo o tráfego na região sul da cidade.
FAQ sobre o viaduto estaiado em Campo Grande
O viaduto será apenas para carros?
A estrutura principal é para veículos, mas o projeto pode incluir calçadas e ciclovias, dependendo do desenho final.Quanto tempo uma obra desse tipo costuma levar?
Normalmente, viadutos estaiados exigem meses ou até anos, dependendo de fatores como clima e complexidade da construção.O viaduto terá iluminação especial?
Projetos desse tipo costumam incluir iluminação cênica, mas isso será definido nos detalhes finais.A rotatória da Coca-Cola vai deixar de existir?
A geometria da rotatória vai mudar para se adaptar ao novo viaduto, podendo haver um redesenho ou substituição por cruzamentos em níveis diferentes.
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