O mercado de carros usados sempre tem suas surpresas, mas uma delas realmente impressiona: encontrar um Rolls-Royce por um preço mais baixo que um Kia Soul novinho. Parece inacreditável, mas é verdade. O modelo Silver Spur, de 1985, que foi um verdadeiro ícone de sofisticação nos anos 80, hoje pode ser encontrado a partir de US$ 14 mil — cerca de R$ 75 mil.
Lá no seu auge, o Silver Spur era o símbolo máximo da engenharia e do luxo britânico. Naquela época, ele custava mais de US$ 80 mil, o que, ajustando pela inflação, daria mais de US$ 225 mil hoje. Mas com o passar do tempo, esse valor se desvalorizou bastante. Dados do site Classic.com mostram que, nos últimos cinco anos, o preço médio de venda foi de US$ 14.383, com algumas unidades saindo por apenas US$ 5.500.
Assim, o Silver Spur entra na mesma faixa de preço que os carros mais populares, apesar de ser um veículo imponente equipado com um motor V8 de 6,75 litros e um câmbio automático de três marchas. Seu interior é um verdadeiro espetáculo, feito com materiais finos como couro Connolly, madeira de nogueira e um carpete de lã muito espesso. É como ter um palácio sobre rodas, acessível para quem sabe onde procurar e está disposto a lidar com a manutenção.
Em 1985, o Silver Spur oferecia três versões de carroceria: a básica Silver Spirit, a Silver Spur de entre-eixos alongado e uma limousine que separava os ocupantes do motorista. Todas proporcionavam muito conforto, com bancos traseiros que reclinam, bandejas de madeira e uma suspensão pneumática que mantém o carro nivelado, mesmo com diferentes cargas.
Debruçando-se sob o capô, o motor L-Series V8 priorizava a suavidade, entregando entre 200 e 220 cv, além de um torque próximo a 50 kgfm. Ele era alimentado por injeção eletrônica Bosch, facilitando as partidas a frio e diminuindo as emissões de poluentes. O câmbio automático, o Turbo-Hydramatic 400 da General Motors, é conhecido pela suavidade nas trocas e robustez.
Mais do que velocidade, o Silver Spur oferece silêncio absoluto e uma experiência de rodar que isola os passageiros do mundo exterior. Para quem ama carros clássicos e busca algo único e robusto, esse modelo pode ser uma ótima opção, desde que o comprador esteja preparado para encarar a complexidade dos sistemas elétricos, a dificuldade em achar peças e os custos de manutenção, que podem ser altos.
Definitivamente, não é um carro para se usar no dia a dia, mas sim um pedaço da história automotiva que hoje pode ser adquirido por menos do que muitos veículos populares. O Silver Spur representa uma época em que o luxo era sinônimo de artesanato e atenção aos detalhes. Com um bom mecânico e um pouco de paciência, ele pode oferecer uma experiência de direção memorável — quase inacreditável pelo preço que se encontra hoje.
- Mudanças no BPC geram apreensão entre brasileiros – - junho 14, 2025
- Resumo do capítulo de hoje, 16 de junho – - junho 14, 2025
- INSS alerta beneficiários com rendimentos acima do piso nacional – - junho 14, 2025