Na terça-feira, 23 de outubro, as ações da Alpargatas, fabricante da famosa marca Havaianas, apresentaram recuperação no mercado financeiro. As ações preferenciais (ALPA4) subiram 3,58%, cotadas a R$ 11,85, enquanto as ações ordinárias (ALPA3) tiveram uma alta de 7,04%, alcançando R$ 10,79. Essa recuperação ocorreu após uma queda significativa nos valores das ações no dia anterior, quando as preferenciais recuaram 2,39% e as ordinárias 1,66%, resultando em uma perda de cerca de R$ 152 milhões em valor de mercado.
O aumento no preço das ações fez com que seus valores voltassem a níveis semelhantes aos registrados na última sexta-feira, 19 de outubro. Naquele dia, as ações ordinárias estavam a R$ 10,25 e as preferenciais a R$ 11,72.
A polêmica que impactou o valor da ação começou no domingo, 21 de outubro, quando o ex-deputado Eduardo Bolsonaro fez um apelo nas redes sociais para um boicote à marca. A controvérsia surgiu após o lançamento de uma campanha publicitária de fim de ano da Havaianas, que teve como protagonista a atriz Fernanda Torres. Nesse comercial, a atriz não desejava que as pessoas começassem 2026 “com o pé direito”, sugerindo, em vez disso, que o ano começasse “com os dois pés”, promovendo a ideia de atitude e movimento.
Na peça publicitária, Fernanda comentou: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser.” Essa mensagem motivou interpretações variadas, principalmente entre influenciadores e políticos conservadores, que a enxergaram como uma provocação política.
Eduardo Bolsonaro, em seu vídeo, apareceu descartando um par de Havaianas, afirmando que começaria o ano “com o pé direito, mas não de Havaianas”. Ele expressou sua decepção com a escolha de Fernanda como a garota-propaganda, argumentando que a campanha tinha um fundo ideológico. Ele comentou sobre pessoas ligadas aos eventos de 8 de janeiro e acusou a atriz de apoiar as prisões relacionadas a esses acontecimentos.
Outros políticos, como o deputado Nikolas Ferreira, também aderiram ao boicote, dizendo que a Havaianas não seria mais usada por seus apoiadores. As críticas se espalharam entre influenciadores e políticos da ala conservadora, que associaram a campanha a um suposto posicionamento político da marca.
Críticos da campanha também levantaram questionamentos sobre a escolha de Fernanda Torres, que recentemente ganhou reconhecimento por seu papel em um filme que aborda a luta contra a ditadura militar no Brasil. Para alguns, isso reforçou a ideia de que a campanha estava impregnada de conotações políticas.
Até o momento, tanto a Havaianas quanto a Alpargatas não emitiram nenhum comunicado oficial sobre a polêmica.
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