O deputado Rui Falcão, do PT de São Paulo, anunciou sua candidatura à presidência do partido nas eleições internas que acontecerão no dia 6 de julho. Falcão fará uma coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, às 15h, para falar sobre sua candidatura.

    Ele já conta com o apoio de 19 dos 67 deputados da legenda e também de líderes de organizações sociais. Segundo seus aliados, a proposta de Falcão é iniciar uma discussão mais ampla sobre o futuro do partido, especialmente com relação às eleições que ocorrerão em 2026 e nos anos seguintes.

    Falcão disputará a presidência com Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A eleição permitirá o voto direto de cerca de 1,3 milhão de filiados ao PT.

    Apesar de ambos terem trabalhado juntos na campanha de Lula em 2022, eles têm visões diferentes sobre o posicionamento do partido. Edinho acredita que o PT precisa diminuir a polarização com o bolsonarismo e formar alianças mais amplas. Essa visão é criticada por Falcão, que argumenta que o partido deve voltar a suas bandeiras históricas e se opor de maneira firme à extrema-direita. Em uma carta aberta, Falcão ressaltou que o partido não deve se tornar apenas um suporte institucional do governo, advertindo que o combate ao fascismo deve ser feito de forma direta e enérgica.

    Edinho faz parte da corrente predominante no PT, chamada Construindo um Novo Brasil (CNB), a qual também pertence Lula. No entanto, ele não recebeu o respaldo da coordenação do grupo, que havia tentado apoiar outro candidato. Falcão, por sua vez, pertence à corrente Novo Rumo e também não é visto como um consenso dentro do PDT.

    Embora Lula nunca tenha declarado publicamente seu apoio por Edinho, há indícios de que ele prefere o ex-prefeito desde o segundo semestre de 2024, o que gerou críticas de quem defende uma discussão interna mais robusta. Rico em experiências dentro do partido, Falcão já foi presidente do PT em duas ocasiões, entre 1993 e 1994 e novamente entre 2011 e 2017. Em sua primeira passagem, conseguiu derrotar o grupo de Lula e José Dirceu.

    Para oficializar sua candidatura, Falcão planeja um evento em São Paulo na próxima segunda-feira, onde contará com a presença de apoiadores importantes, como os ex-presidentes do PT, Olívio Dutra e José Genoino. Após isso, ele pretende viajar pelo Brasil para promover debates sobre os rumos do partido.

    Além de Edinho e Falcão, outros dois candidatos, Romênio Pereira e Valter Pomar, também estão na disputa, mas têm menos chances de vitória.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.