Em fevereiro de 2025, o comércio varejista no Brasil registrou um crescimento de 0,5%. Essa alta acontece após quatro meses em que as vendas mantiveram-se estáveis. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse aumento marca um novo recorde, sendo o maior já registrado desde o início da série histórica em janeiro de 2000. O crescimento de fevereiro superou em 0,3% o recorde anterior, que era de outubro de 2024.
Dentre as oito atividades analisadas, quatro apresentaram resultados positivos, com destaque para o setor de Hiper e supermercados, que cresceu 1,1%. Este segmento havia permanecido estável por seis meses e apresentou crescimento devido a fatores econômicos que levaram os consumidores a focarem na compra de produtos essenciais. Além disso, o setor de Móveis e eletrodomésticos também teve um bom desempenho, com um aumento de 0,9%, embora tenha mostrado certa volatilidade. As vendas nesse segmento melhoraram com a implementação de promoções estratégicas.
Por outro lado, algumas áreas do varejo apresentaram quedas significativas. O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria teve uma redução de 7,8%. Essa diminuição é atribuída à mudança dos consumidores, que estão migrando para plataformas digitais, resultando no fechamento de várias livrarias. Além disso, o setor de Equipamentos e Material para Escritório também teve uma queda nas vendas, registrando uma diminuição de 3,2%.
Comparado a fevereiro de 2024, o volume de vendas no varejo subiu 1,5%, com cinco setores mostrando alta. Os segmentos de Móveis e Eletrodomésticos e de Tecidos, Vestuário e Calçados se destacaram, com aumentos de 9,3% e 8,6%, respectivamente. No varejo ampliado, que inclui outros segmentos, a alta foi de 2,4%. Os setores de Veículos e Motos cresceram 10,0% e o Material de Construção subiu 9,7%.
Esses dados refletem um momento de recuperação e adaptação do comércio varejista no Brasil, com alguns setores conseguindo se destacar e crescer, enquanto outros enfrentam desafios significativos.
- Possível demissão de Powell deve ser analisada pela Suprema Corte - abril 18, 2025
- Acima de 335 mil indivíduos estão em condição de rua no Brasil. - abril 18, 2025
- Espírito Santo irá investir em energia sustentável utilizando royalties do petróleo - abril 18, 2025