A ex-participante do Big Brother Brasil, Harumi Ishihara, prestou uma homenagem ao cantor jamaicano Jimmy Cliff, que faleceu na última segunda-feira, dia 24 de novembro, aos 81 anos. Harumi, que tem 73 anos, e o famoso artista do reggae tiveram um relacionamento nos anos 1980, enquanto ele morava no Brasil e se apresentava com Gilberto Gil.
Em um post nas redes sociais, Harumi compartilhou uma foto ao lado de Jimmy e escreveu: “Uma grande paixão. Descanse em paz.” Além de sua participação no reality show, onde foi a primeira eliminada da edição 16, Harumi também relembrou momentos especiais, publicando imagens de Jimmy Cliff em seus shows no Brasil.
Jimmy Cliff tinha uma forte conexão com o país. Nos anos 1960, ele se apresentou no Festival Internacional da Canção e em 1968 lançou o álbum “Jimmy Cliff in Brazil”, que trazia uma foto dele na praia de Copacabana na capa. A partir da década de 1980, a relação do cantor com o Brasil se intensificou. Durante uma turnê ao lado de Gilberto Gil, ele atraiu um grande público em cinco capitais: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
O artista jamaicano também deixou um legado no país, tendo sua música se destacado em diversas novelas. Jimmy Cliff teve colaborações notáveis com artistas brasileiros como Olodum, Margareth Menezes e Titãs. Ele também formou família no Brasil; sua filha, Nabiyah Be, é fruto de seu relacionamento com a artista Sônia Gomes. Nabiyah, que é cantora e atriz, teve um papel de destaque no filme “Pantera Negra”, lançado em 2018.
A morte de Jimmy Cliff marca o fim de uma era para os fãs de reggae e música internacional, e sua lembrança será sempre vivida através das parcerias e momentos que compartilhou com os artistas brasileiros.
- Resultados da segunda prova do Líder: quem ganhou? - janeiro 23, 2026
- Mercado de trabalho: profissões em risco e novas oportunidades até 2030 - janeiro 23, 2026
- Alguns asteroides possuem luas: fatos curiosos - janeiro 23, 2026

