Rodar com o carro sem dar aquela atenção à manutenção não é só um risco para a sua segurança, mas também para o seu bolso. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem normas bem rigorosas sobre como os veículos devem estar conservados, especialmente quando falamos de pneus. A fiscalização tem estado de olho em pneus que estão desgastados ou com problemas visíveis.
Quando você dirige um carro que não está em boas condições, está cometendo uma infração grave, conforme o artigo 230 do CTB. Isso significa que, além de receber uma multa de R$ 195,23, você ainda leva 5 pontos na sua CNH. E não para por aí: se a situação estiver séria, o agente de trânsito pode até mandar seu carro ficar parado até você resolver o problema, o que pode exigir uma troca de pneu no local ou a chamada de um guincho. E quem já teve que passar por isso sabe como é frustrante.
Como saber a hora de trocar os pneus?
Uma maneira bem simples de averiguar isso é olhar para o TWI (Tread Wear Indicator), que são aquelas marquinhas de borracha dentro dos sulcos dos pneus. Se a borracha da banda de rodagem estiver na mesma altura do TWI, é um sinal de que você precisa trocar o pneu. A lei estabelece que os sulcos devem ter, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. Abaixo disso, os pneus estão “carecas”, o que diminui a capacidade de drenar a água e aumenta as chances de você aquaplanar em dias de chuva.
O desalinhamento e seus impactos
Às vezes, os pneus ficam desgastados antes do tempo por causa do desalinhamento. Se a suspensão do seu carro não está regular, isso faz com que a borracha toque o chão de maneira desigual, desgastando mais um lado. Esse desgaste irregular não é só um problema estético; ele também pode resultar em multa, pois afeta a estabilidade do veículo. Se você já notou que a direção vibra ou que o volante puxa para um lado, saiba que pode estar literalmente jogando dinheiro fora.
Para evitar que surpresas aparecem em blitz, considere incluir alguns hábitos na sua rotina:
Calibragem semanal: Pneus com pressão baixa aumentam o consumo de combustível e causam desgaste nas bordas.
Rodízio periódico: Fazer rodízio a cada 10.000 km ajuda a equilibrar o desgaste entre os eixos da frente e de trás.
Verificação de danos: Dê uma olhada de vez em quando em bolhas, cortes ou objetos presos nos pneus.
Os riscos de ignorar a manutenção
Rodar com pneus lisos não só gera uma multa, mas também aumenta a distância que você precisa para parar, o que pode ser crucial para evitar um acidente. A aderência nas curvas cai muito, colocando a segurança de todos dentro do carro em risco. Outro detalhe que muitas pessoas ignoram é a postura das seguradoras. Se acontecer um acidente, eles podem se recusar a pagar o seguro se os pneus estiverem abaixo do limite legal, o que é considerado negligência do proprietário.
Então, antes de pegar a estrada ou sair para o trabalho amanhã, faça uma rápida checagem nos sulcos dos seus pneus para evitar dores de cabeça.
Dicas para dirigir dentro da lei
Preste atenção a alguns pontos importantes para garantir sua segurança e evitar multas:
Limite técnico: Respeite a marca do TWI (1,6 mm); se você atingir esse indicador, a troca é indispensável.
Penalidade: A multa de quase R$ 200 vai acompanhada de 5 pontos na habilitação e pode resultar em guincho.
Economia: Manter o carro alinhado ajuda a conservar os pneus e evita que você tenha que trocá-los em poucos meses.
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