Filme Brasileiro entre os Semifinalistas ao Oscar de 2026

    O filme “O Agente Secreto” foi pré-indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco. A lista dos pré-indicados foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira, 16 de outubro. A produção é um dos 15 semifinalistas na disputa por Melhor Filme Internacional, competindo com outras obras, como “Foi Apenas um Acidente” e “Valor Sentimental”.

    Além de “O Agente Secreto”, mais duas produções brasileiras estão na semifinal: “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, concorre na categoria de Melhor Documentário, enquanto “Amarela”, de André Hayato Saito, está na disputa por Melhor Curta-Metragem Live-Action.

    A lista final de indicados ao Oscar 2026, que contará com apenas cinco filmes na categoria Internacional, será revelada em 22 de janeiro. A cerimônia de premiação acontecerá em 15 de março em Los Angeles.

    “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, segue uma trajetória parecida com a do filme “Ainda Estou Aqui”, que ganhou o Oscar no ano passado. O Brasil não conseguia avançar para as etapas finais do prêmio desde 2008, quando “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” chegou à semifinal mas não foi para a lista final.

    Especialistas da área de cinema já consideram a indicação de “O Agente Secreto” quase certa. O filme também é cotado para prêmios em Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Filme.

    Exibido pela primeira vez em maio no Festival de Cannes, na França, o longa teve um ótimo desempenho, conquistando prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção. Desde então, ele vem recebendo reconhecimento internacional. Recentemente, foram anunciadas três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.

    O filme ainda conquistou duas indicações ao Critics’ Choice Awards e uma ao Spirit Awards, voltado para cinema independente. No entanto, perdeu no Gotham Awards, também dedicado a produções independentes.

    Em prêmios recentes, “O Agente Secreto” foi eleito o Melhor Filme em Língua Não Inglesa pela Los Angeles Critics Association Awards (Lafca) e ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional do New York Film Critics Circle. Wagner Moura também foi reconhecido como Melhor Ator por sua atuação no filme.

    O longa tem atraído a atenção de importantes veículos internacionais, com destaques em publicações como o The New York Times e o The Hollywood Reporter, que o classificou como o melhor filme de 2025. A atuação de Moura tem sido considerada uma das melhores da atual temporada.

    As pré-indicações ao Oscar 2026 incluem um total de doze categorias, como Documentário, Animação em Curta-Metragem, Curta-Metragem Live-Action, Cabelo e Maquiagem, entre outras. A cerimônia de premiação será uma oportunidade importante para o cinema brasileiro brilhar ainda mais no cenário global.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.