
Você pode não ter ouvido falar do forame oval, mas é bem provável que já tenha tido um. Esse é o nome de uma pequena abertura entre as câmaras superiores do coração que se forma enquanto o bebê cresce no útero.
Geralmente, essa abertura se fecha nas primeiras semanas após o nascimento. Quando isso não acontece, chamamos de forame oval patente (PFO). Afinal, cerca de 25% da população tem um PFO e a maioria nem percebe.
Logo ao nascer, a pressão do sangue bombeado pelo coração costuma fechar essa abertura por conta própria. É algo bem comum e, na maioria das vezes, não traz nenhum problema de saúde.
O coração humano tem quatro câmaras: duas superiores, chamadas átrios, e duas inferiores, conhecidas como ventrículos. Ninguém sabe ao certo o que causa o forame oval patente, mas acredita-se que a genética possa influenciar nesse processo.
O corpo dos recém-nascidos é cheio de curiosidades. Por exemplo, eles nascem com quase 100 ossos a mais do que os adultos! Um recém-nascido tem cerca de 300 ossos, enquanto os adultos possuem 206. A maioria desses ossos extras é feita de cartilagem e se funde ao longo da infância.
“Infante” vem do latim e significa “incapaz de falar”.
Muitas vezes pensamos no termo “infante” apenas como sinônimo de um bebê muito pequeno. A maioria das pessoas considera que a infância termina aos 1 ano. Porém, a origem da palavra é mais específica.
A palavra “infante” vem do latim “infans”, que significa “incapaz de falar” ou “não fala”. Esse termo está em uso desde pelo menos o século 14. Na época, “in-” significa “não, oposto de”, enquanto “fans” quer dizer “falar”.
Antigamente, a palavra era usada para descrever crianças de até 7 anos. Mas, com o tempo, seu significado se restringiu ao que conhecemos hoje.
- Frias aprova verba para filme sobre Bolsonaro - dezembro 19, 2025
- TV Gazeta demite Carol Minhoto depois de 19 anos na emissora - dezembro 19, 2025
- Justiça nega indenização a apresentador após denúncia - dezembro 19, 2025

