O papa Francisco, que faleceu na segunda-feira, dia 21 de abril de 2025, aos 88 anos, será sepultado no próximo sábado, dia 26 de abril, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, Itália. Ele será o primeiro papa a ser enterrado nesse local em 356 anos, desde o papa Clemente IX, que foi sepultado lá em 9 de dezembro de 1669.
Embora Francisco esteja fazendo história com sua escolha, ele não será o único papa enterrado em Santa Maria Maior. Outros sete papas, incluindo Honório III, Nicolau IV, São Pio V, Sisto V, Paulo V, Clemente VIII e Clemente IX, também têm seus restos mortais nesse importante santuário católico.
### Velório do Papa
O corpo do papa Francisco foi preparado durante um rito litúrgico na Basílica de São Pedro na sexta-feira, dia 25 de abril, às 20h, horário local. O pontífice faleceu devido a insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral, conforme informações do Vaticano. A cerimônia passou a ser conduzida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica.
O funeral do papa ocorrerá na manhã de sábado, com uma missa celebrada na Praça de São Pedro às 10h, horário local. Francisco optou por um caixão simples de madeira para seu sepultamento, uma escolha pessoal que contrasta com a tradição de utilizar três caixões interligados de cipreste, chumbo e carvalho.
### Morte do Papa Francisco
O papa Francisco, que enfrentava problemas de saúde, pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior. Este local está localizado a cerca de 4 km da Basílica de São Pedro, onde o velório ocorreu. De acordo com o desejo do pontífice, em seu túmulo estará gravado apenas “Franciscus”.
Após a morte do papa, o camerlengo assume temporariamente o comando da Igreja Católica até que um novo papa seja eleito em um conclave. O cardeal Kevin Farrell, de 77 anos, ocupa esta posição atualmente. A eleição do novo papa deve ocorrer entre 15 a 20 dias após a morte de Francisco. Existe um total de 135 cardeais habilitados para votar nesse processo, sendo que apenas os cardeais com menos de 80 anos possuem o direito de voto. O Brasil conta com oito cardeais, mas, por razões de idade, somente sete podem votar.
É importante lembrar que, segundo um ditado popular, “quem entra papa no conclave, sai cardeal”, refletindo as incertezas e reviravoltas da eleição papal.