A Faraday Future tem grandes planos, mas seu passado recente não traz muita confiança. Essa montadora americana vinha prometendo revolucionar o mercado de carros elétricos com o luxuoso modelo FF 91. Agora, está se preparando para lançar uma linha mais acessível, a FX.

    Essa nova linha deve ter um crossover FX 6, uma minivan chamada FX Super One e até um modelo de entrada, o FX 5, com preços variando de 20 mil a 30 mil dólares. Parece interessante, não é? Mas a realidade é bem diferente: no primeiro trimestre de 2025, a empresa entregou apenas dois carros. Isso mesmo, só dois!

    Apesar de terem entregue esses poucos veículos, a empresa estava toda animada com o “aumento de sua base de clientes” e com uma entrega em Nova York. Lembra daquela frase sobre uma “alegria que beira o desespero”? É bem isso. Os números mostram que as vendas estão longe do que seria ideal. A receita de vendas e leasing no primeiro trimestre foi de apenas 300 mil dólares, enquanto o prejuízo líquido foi de impressionantes 48,2 milhões.

    Nesse ritmo, o caixa da Faraday Future está se esvaziando rapidamente. Mas a empresa não desiste e continua promovendo a linha FX como uma opção viável e acessível. Porém, o desgaste na credibilidade da marca é evidente. Por exemplo, a minivan FX Super One supostamente teria recebido um pedido de mil unidades, mas a empresa admitiu que esse número “pode ser tão baixo quanto dois”.

    E o cenário não melhora com um acordo para 300 vans com a Sky Horse Auto, que talvez represente um único pedido — mesmo com um depósito de 30 mil dólares já pago.

    Diante de tudo isso, a Faraday Future está em uma verdadeira encruzilhada. De um lado, temos promessas grandiosas e produtos em potencial; do outro, vendas quase nulas e prejuízos acumulados. A situação levanta a dúvida: será que a Faraday conseguirá se manter no mercado o suficiente para entregar o que prometeu, ou o sonho de um futuro brilhante já começou no vermelho?

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