Já tivemos a oportunidade de avaliar o Pulse Hybrid algumas vezes e o Fastback Hybrid uma vez. Por isso, decidimos dar uma olhada mais de perto nesse cupê novamente.
Muita gente comenta que a inclusão do sistema híbrido aqui não faz uma grande diferença no desempenho se comparado ao modelo anterior, que não conta com essa tecnologia. Mas, criando uma nova tendência, a Fiat está apostando somente em modelos híbridos na categoria intermediária e superior, como as versões Audace e Impetus. Isso significa que agora estamos apenas comparando carros híbridos entre si.
Números que surpreendem no consumo
É curioso notar que, enquanto o Pulse geralmente aparece com números melhores no consumo segundo a avaliação do Inmetro, nas nossas análises os resultados foram contrários. No teste inicial, o Fastback teve um consumo de 7,5 km/l, enquanto o Pulse ficou em 8,0 km/l, sendo uma diferença que muitos consideram decepcionante.
Nas avaliações que fizemos, tanto do Pulse Audace quanto do Fastback Impetus, o resultado foi bem diferente. O Fastback se destacou, alcançando 10,6 km/l, em comparação aos 9,4 km/l do Pulse. Isso é especialmente surpreendente, visto que o Pulse tinha mais km rodados, quase 7.000 km, enquanto o Fastback tinha apenas 4.200 km.
Preço maior, benefícios maiores
O Fastback Impetus Hybrid tem um preço de R$ 165.990, o que representa um acréscimo de R$ 21.000 em relação ao Pulse na mesma versão. Justificar esse valor pode parecer complicado. No entanto, o Fastback oferece um pacote de itens que refletem sua posição mais alta na linha da Fiat.
Além da estética do cupê, que atrai muitos olhares (mesmo que alguns façam piadas), ele vem com rodas de 18 polegadas, um acabamento interno mais sofisticado e uma sensação de espaço melhor. O porta-malas, com 516 litros, também é um dos mais generosos da categoria. Juntando isso ao freio de estacionamento eletrônico e ao carregador de celular por indução, fica claro que o Fastback pode valer a pena se você está pensando em um modelo híbrido da Fiat.
Alguns probleminhas no carro que testamos
Durante minha avaliação, o Fastback Hybrid apresentou alguns probleminhas que não apareceram com o Pulse Hybrid. Nos primeiros minutos de uso, quando o motor estava frio, percebi que se o acelerador fosse pressionado levemente, sentia umas falhas estranhas, como se a combustão estivesse irregular — algo parecido com carros carburados mais antigos.
Além disso, encontramos relatos de outros proprietários sobre problemas semelhantes. Outro detalhe curioso foi o sensor de colisão na frente, que começou a acusar situações de perigo sem motivos. Um dono mencionou que isso poderia vir de sujeira no parabrisas, na área do sensor, que fica logo acima do retrovisor.
A Fiat aposta forte no “híbrido”
Atualmente, o preço do Fastback Impetus não é muito distante do modelo Limited Edition, apenas R$ 3.000 a menos. O Limited Edition é um carro topo de linha, equipado com motor 1.3 Turbo de 185 cavalos e um acabamento que deixa claro que é uma opção premium.
Fica difícil entender em que situação o Impetus 1.0 híbrido poderia ser escolhido em vez do Limited Edition, a não ser que você rode bastante e o consumo se torne mais vantajoso. De acordo com o Inmetro, o Impetus tem um consumo na cidade de 12,6 km/l, enquanto o Limited chega a 11,3 km/l.
Quem está pensando em economia de combustível pode encontrar algumas dificuldades em justificar a compra do Fastback Impetus Hybrid. O preço mais elevado e a elétrica leve não trouxeram os resultados esperados. A única exceção pode ser para quem mora em São Paulo, onde esse modelo oferece isenção de rodízio e desconto de 50% no IPVA. Para quem utiliza o carro todos os dias na cidade, isso pode ser uma vantagem interessante.
Ainda assim, por enquanto, o que temos disponível no mercado são apenas os modelos híbridos.
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