Ganhadores do Globo de Ouro 2026 Destacam Talento Brasileiro
A cerimônia do Globo de Ouro de 2026 contou com grandes conquistas para o cinema brasileiro. O filme “O Agente Secreto” recebeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, marcando a terceira vitória do país nessa categoria. As edições anteriores foram em 1999 com “Central do Brasil” e em 1960 com “Orfeu Negro”, que foi uma coprodução ítalo-franco-brasileira.
Ao receber o prêmio, o diretor Kléber Mendonça Filho expressou sua honra por estar ao lado de renomados cineastas e dedicou a vitória aos jovens talentos do cinema. “Este é um momento muito importante para se fazer filmes, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Jovens americanos, façam filmes!”, incentivou ele.
Wagner Moura também teve um papel de destaque na noite, ao ganhar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, Moura falou sobre o tema do filme, que aborda a memória e traumas geracionais. “Se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Este prêmio vai para aqueles que seguem seus valores em tempos difíceis”, afirmou.
O ator, que é conhecido por seu papel na série “Narcos”, fez história na premiação, sendo o primeiro brasileiro a concorrer na categoria de Melhor Ator de Drama. Em 2016, ele havia sido indicado ao Globo de Ouro por sua atuação em “Narcos”, mas não levou o prêmio.
Moura, em um gesto de gratidão, também se dirigiu ao público brasileiro e exclamou: “Viva o Brasil e a cultura brasileira!”, gerando um forte aplauso na plateia.
Além das vitórias, o filme “O Agente Secreto” foi indicado a Melhor Filme de Drama, mas perdeu para “Hamnet”. Enquanto isso, “Uma Batalha Após a Outra” foi uma das produções mais premiadas da noite, conquistando quatro troféus, incluindo Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Roteiro, ambos para Paul Thomas Anderson.
Timothée Chalamet também se destacou na cerimônia, levando o prêmio de Melhor Ator em Comédia ou Musical, superando nomes consagrados como Leonardo DiCaprio e George Clooney. O ator sueco Stellan Skarsgård ganhou como Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em “Valor Sentimental”.
Em televisão, “Adolescência” foi o grande vencedor, conquistando o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante e também Melhor Série Limitada.
A apresentadora Nikki Glaser, que fez sua estreia solo na cerimônia, trouxe um tom leve e divertido ao evento, fazendo piadas sobre o público de Hollywood. Em seu monólogo, ela descreveu a cerimônia como “a maior noite do Ozempic”.
Vitórias no Globo de Ouro muitas vezes ajudam filmes e atores em suas campanhas para o Oscar, que ocorrerá em março. As indicações serão divulgadas no dia 22 de janeiro.
O evento não só celebrou os talentos do cinema e da televisão, mas também destacou o crescimento e a importância do cinema brasileiro no cenário internacional.
- Cidades brasileiras com qualidade de vida superior a dos EUA - janeiro 13, 2026
- Sonhar com homem desconhecido e sua interpretação - janeiro 13, 2026
- Cidade mais fria do Brasil oferece experiências europeias com neve - janeiro 13, 2026

