A Serra da Rocinha, localizada na BR-285 em Timbé do Sul, Santa Catarina, é um dos trechos mais importantes e desafiadores para quem trafega pelas estradas do Brasil. Por sua geografia complicada, essa área está passando por uma grande transformação. Estão em curso obras de pavimentação com o objetivo de melhorar tanto a infraestrutura quanto a segurança da estrada, com previsão de término para dezembro de 2025, de acordo com o DNIT.

    As obras na Serra da Rocinha são parte de um projeto crucial, que visa tornar essa rodovia mais segura e viável. Um dos grandes desafios encontrados é no km 50, onde será erguida uma estrutura de contenção de 50 metros de altura. Essa medida é essencial para prevenir deslizamentos e garantir uma passagem segura aos motoristas.

    A geografia acidentada da serra exige soluções específicas e bastante técnicas. O foco está não só em superar desafios naturais, mas também em formar uma estrada que ofereça mais segurança para todos, incluindo o transporte de cargas.

    Quais são os principais desafios e avanços nas obras da Serra da Rocinha?

    Os trabalhos na Serra enfrentam muitos obstáculos, como as encostas íngremes e o risco de instabilidade do solo. Para minimizar os riscos de deslizamentos, estão sendo instaladas cortinas atirantadas e telas de alta resistência. Essa abordagem se utiliza da técnica top-down, que começa a construção pelo topo da encosta, permitindo uma maior segurança.

    Conforme o DNIT informa, a fundação da cortina superior já foi concluída, e 85% da base da cortina inferior está em fase de execução. Aqui estão alguns detalhes das estruturas:

    • Cortina superior: 6,80 metros de altura, fundação finalizada.
    • Cortina inferior: 5,30 metros de altura, com 85% da fundação pronta.
    • Até setembro, espera-se que 50% dos painéis da cortina superior estejam instalados.

    Como está o progresso das soluções técnicas para estabilização?

    Algumas etapas importantes ainda precisam ser cumpridas para que a obra seja finalizada no prazo. Entre essas etapas estão a escavação e o transporte de materiais, perfuração para a colocação de tirantes e a concretagem da próxima linha da cortina superior.

    Depois disso, será feito o grampeamento do solo inferior nas áreas que receberão pavimentação. A obra também prevê a pavimentação de um trecho de 80 metros da rodovia, além de melhorias significativas, como quatro viadutos e duas pontes, incluindo o Contorno de Timbé do Sul. O valor total do investimento é de R$ 62 milhões.

    Quais as características da obra na Serra da Rocinha?

    Essa rodovia não é apenas uma estrada qualquer; ela conecta o Sul de Santa Catarina a São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. As melhorias que estão sendo realizadas vão beneficiar tanto a economia quanto a mobilidade na região. Com a pavimentação, o transporte de mercadorias ficará mais ágil, reduzindo o tempo das viagens.

    Além das vantagens para o transporte de cargas, o projeto também vai facilitar o acesso a áreas turísticas. Com estradas mais seguras, é possível esperar um aumento no turismo ecológico e uma abertura de oportunidades para novos negócios.

    Dados Importantes sobre a Obra

    AspectoDetalhes
    ObjetivoMelhorar a infraestrutura e segurança da BR-285 na Serra da Rocinha
    LocalizaçãoTrecho entre Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS)
    Extensão da pavimentaçãoAproximadamente 80 metros
    Tipo de pavimentoConcreto rígido de 22 cm sobre sub-base de concreto compactado
    Estruturas de contençãoCortinas atirantadas e telas grampeadas em encostas de até 50 metros
    Investimento totalR$ 62 milhões
    Previsão de conclusãoDezembro de 2025
    Avanço físico atualSuperior a 97%
    Objetivo secundárioPrevenir deslizamentos e melhorar a segurança viária

    FAQ sobre as obras na Serra da Rocinha

    • Qual é a extensão total da Serra da Rocinha?
      A Serra da Rocinha tem 22 quilômetros de extensão na BR-285, no trecho catarinense.

    • Quantas pontes e viadutos fazem parte do projeto?
      O projeto inclui quatro viadutos e duas pontes, além do Contorno de Timbé do Sul.

    • O que caracteriza a técnica de construção top-down?
      Essa técnica, feita de cima para baixo, ajuda a estabilizar as áreas superiores antes de escavar em terrenos íngremes.

    • Qual é o valor total estimado para a conclusão das obras?
      O investimento estimado para a obra é de R$ 62 milhões.

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