Na etapa final das votações, todos os 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas participam do processo, votando em todas as categorias sem distinções. Para a maioria das categorias, a regra é clara: o indicado que receber mais votos é o vencedor.
No entanto, a votação para a categoria de Melhor Filme adota um método diferente, conhecido como voto preferencial. Nesse sistema, cada membro deve classificar os filmes indicados por ordem de preferência. Se nenhum filme alcançar mais de 50% dos votos na primeira rodada, os votos são redistribuídos entre os candidatos, até que um filme consiga obter a maioria necessária de votos.
Esse sistema foi criado para garantir que o filme que realmente tem o apoio da maioria dos membros seja escolhido como o Melhor Filme do ano. Por essa razão, a votação se torna mais complexa, mas também mais representativa dos gostos dos votantes. Assim, a Academia busca refletir de forma mais precisa a opinião dos seus membros sobre a melhor produção cinematográfica do período.
- Cidades brasileiras com qualidade de vida superior a dos EUA - janeiro 13, 2026
- Sonhar com homem desconhecido e sua interpretação - janeiro 13, 2026
- Cidade mais fria do Brasil oferece experiências europeias com neve - janeiro 13, 2026

