Você sabia que algumas palavras que usamos no dia a dia não são tão comuns quanto parecem? Termos como “Sharpie”, “Band-Aid” e “Kleenex” são, na verdade, marcas registradas. Apesar de estarem relacionados a marcadores, bandagens e lenços, eles têm uma origem específica.

    Existem outros exemplos desse fenômeno linguístico em várias áreas, como tecnologia, esportes, saúde e comida. Vamos explorar sete palavras do cotidiano que você vai se surpreender ao saber que são marcas registradas.

    ### Brainfreeze

    Provavelmente, você já ouviu ou usou o termo “brainfreeze” para descrever aquela dor rápida na cabeça que aparece ao comer algo gelado. Essa expressão foi popularizada nos anos 80, mas foi registrada como marca pelo 7-Eleven em 1994. O termo foi criado para promover a bebida Slurpee, que é muito famosa nas lojas deles.

    Além disso, o 7-Eleven garantiu outras marcas para usar a palavra “brainfreeze” em camisetas e copos. Isso significa que outras marcas de bebidas congeladas não podem usar esse nome em suas propagandas. Mas, você ainda pode gritar “brainfreeze” quando sentir aquela dorzinha ao devorar um sorvete!

    ### Realtor

    Muita gente confunde o termo “agente imobiliário” com “REALTOR”. Na verdade, esse último só pode ser usado por agentes que são membros ativos da National Association of REALTORS (NAR). A NAR possui as marcas “REALTORS” e “REALTOR”, escritas sempre em letras maiúsculas.

    Essas marcas foram registradas entre 1949 e 1950, e a NAR defende seus direitos judicialmente. A diferença é que enquanto os REALTORS seguem um código de ética rigoroso, os agentes não registrados podem adotar qualquer tática comercial, exceto se chamarem a si mesmos de “REALTORS”.

    ### Jacuzzi

    Quando falamos de banheiras de hidromassagem, muitas vezes usamos a palavra “jacuzzi”. Porém, para o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, isso é um erro. O termo “jacuzzi” é uma marca registrada da empresa Jacuzzi, que foi criada por dois irmãos nos anos 40. O sobrenome da família era “Iacuzzi”, mas foi escrito incorretamente com um “J” quando eles imigraram para os EUA.

    A família decidiu manter o nome e começou a vender os produtos da marca em 1956. Agora, tecnicamente, só se pode chamar uma banheira de “jacuzzi” se for fabricada por essa empresa.

    ### Bubble Wrap

    É bem provável que você já tenha usado o “Bubble Wrap” para proteger itens frágeis ou, quem sabe, se divertido estourando as bolhinhas. Mas saiba que Bubble Wrap não deve ser confundido com as imitações que surgiram depois. O termo “Bubble Wrap” é uma marca registrada da Sealed Air Corporation desde 1960.

    Esse produto foi criado pelos inventores Marc Chavannes e Alfred Fielding. Inicialmente, eles queriam fazer papel de parede texturizado, mas isso não saiu como planejado. Assim, eles encontraram sucesso vendendo Bubble Wrap como material de embalagem. Hoje, “Bubble Wrap” se refere especificamente aos produtos da Sealed Air, enquanto “embalagem de bolhas” é o termo genérico.

    ### Ping Pong

    Se você gosta de esportes, já deve ter jogado “ping pong”, mas sabia que isso é uma marca registrada? O termo “ping pong” pertence à Indian Industries, Inc. Enquanto o esporte “tênis de mesa” surgiu no fim dos anos 1800, “Ping Pong” foi registrado pela primeira vez em 1901 pela fabricante de brinquedos J. Jaques & Son Ltd.

    Depois, os direitos foram vendidos para a Parker Brothers, até que acabaram nas mãos do atual proprietário. Por causa disso, entidades como o Comitê Olímpico Internacional evitam o uso do termo “Ping Pong” e preferem “tênis de mesa” para evitar complicações legais.

    ### Velcro

    Você já deve ter usado “velcro” para prender algo, mas esse termo também é uma marca. O nome “VELCRO” é de propriedade da empresa que o criou e deve ser escrito em letras maiúsculas, seguido do símbolo de registro (®). Além disso, sempre deve ser usado com “Brand” e o tipo de fecho.

    Por exemplo, você pode dizer “fecho adesivo VELCRO® Brand”. Isso mostra o cuidado que a empresa tem com a forma correta de usar a marca.

    ### Onesies

    A Gerber é uma das líderes em produtos para bebês e, por isso, não é surpresa que a empresa tenha a marca registrada “ONESIES”. Esse termo se refere a aquelas roupinhas de uma peça, usadas principalmente por bebês, mas que muita gente adulta também adora usar em casa.

    A marca destaca que “onesie” não deve ser usada como um substantivo comum, mas sim como um nome de marca, como em “ONESIES® da Gerber®”. Assim, é importante lembrar de onde vem o nome e respeitar as diretrizes.

    Agora você conheceu algumas palavras do nosso cotidiano que, apesar de usadas como se fossem comuns, na verdade são marcas registradas. Essa é uma lembrança de como a linguagem evolui e a importância das marcas em nossa vida.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.