Um novo documentário, chamado “Cartas pela Paz”, revela a realidade de cinco crianças que vivem em favelas e buscam o direito de brincar, estudar e viver sem medo. Com estreia marcada para o dia 3 de abril de 2025, o filme será apresentado no Festival É Tudo Verdade, que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. O curta-metragem, que tem 26 minutos de duração, é fruto de uma parceria entre a Amana Cine, Jac Produções e Piloto Filmes, e foi gravado entre julho e agosto de 2023 nas comunidades do Complexo da Maré e na Cidade de Deus.
A história é centrada em Luiz Fernando, um adolescente de 14 anos que compartilha em uma carta enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) seus medos e desafios enfrentados na sua comunidade. Luiz Fernando destacou que, mesmo mais de 135 anos após a abolição da escravidão, a população negra continua sendo tratada de forma desumana. Ele critica a abordagem da polícia nas favelas, chamando-a de uma “guerra contra pretos e pobres”, e expressou sua esperança de que seu apelo seja ouvido.
O documentário também traz relatos marcantes das crianças sobre suas experiências com a violência. Em uma passagem da carta, Luiz Fernando descreve o medo intenso que sente durante operações policiais. “O coração começa a bater rápido, e eu sinto um frio na barriga. Então, fazemos o que minha mãe ensina: trancamos a porta e ficamos abaixados na parte da casa que tem mais paredes para nos proteger dos possíveis tiros”, ele escreve.
As crianças questionam a diferença entre o tratamento que recebem e aquele oferecido em bairros mais nobres, como na Zona Sul do Rio. Um dos relatos questiona: “Na Zona Sul, as operações são feitas com mandado de busca e apreensão. Por que na favela isso não acontece?”.
A ideia para o filme surgiu após uma iniciativa de moradores do Complexo da Maré em 2019, quando eles juntaram 1.500 cartas para reivindicar que as operações policiais respeitassem os direitos estabelecidos pela Constituição Brasileira. As diretoras do filme explicaram que o objetivo é abordar questões referentes à política de segurança pública no Brasil, ressaltando que não são contra a atuação policial, mas que essa atuação deve ser feita de maneira justa e com respeito aos direitos fundamentais.
“Cartas pela Paz” terá quatro sessões durante o Festival É Tudo Verdade, que celebra sua 30ª edição este ano. O curta que conquistar o prêmio de melhor filme na categoria de competição irá se qualificar para ser considerado na disputa pelo Oscar de melhor curta documentário.
As exibições do documentário no Rio de Janeiro estão agendadas para os seguintes dias e locais:
– 7 de março, às 18h30, na Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo).
– 10 de março, às 16h00, na Estação Net Rio (Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo).