Nesta quinta-feira, dia 17, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou em alta de 1,04%, atingindo 129.650,03 pontos. Essa valorização se deu, em parte, devido ao aumento de 3% nos preços do petróleo e à expectativa de progressos nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China.
Embora a liquidez do mercado tenha sido reduzida por causa da proximidade de um feriado, o vencimento de opções sobre ações ajudou a manter um fluxo financeiro próximo da média. Ao longo da semana, que foi mais curta em função do feriado, a Bolsa acumulou uma valorização de 1,54%, mas ainda registra um recuo de 0,47% em abril.
O Ministério do Comércio da China informou que está aberto ao diálogo com os Estados Unidos, ressaltando a importância do “respeito mútuo”. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se mostrou otimista, afirmando que acredita que um bom acordo pode ser alcançado com a China. Essa perspectiva de diminuição das tensões comerciais estimulou o apetite por ações, conforme explicado por Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. Ele também destacou que a alta do índice foi favorecida pelo bom desempenho de grandes empresas que fazem parte do Ibovespa, como a Petrobras.
Os preços do petróleo, que subiram 3,53% para o tipo WTI e 3,20% para o Brent, foram influenciados pela fraqueza do dólar, pelo otimismo em relação às negociações comerciais e por ajustes feitos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) e seus aliados. Além disso, a Petrobras anunciou uma redução de 3,3% no preço do diesel em suas refinarias, que começará a valer a partir de amanhã. Apesar disso, a Ativa Investimentos acredita que a queda não impactará negativamente as ações da Petrobras, pois está alinhada com as expectativas de preços domésticos em relação aos internacionais.
Outro ponto que ajudou a impulsionar a Bolsa foram os vencimentos de opções sobre ações, que, segundo Spiess, podem aumentar o volume de negociações e, em dias desfavoráveis, potencializar a queda, mas também ter efeito positivo em dias bons. O giro financeiro na Bolsa foi de R$ 22,3 bilhões, mantendo-se dentro da média diária.
- Volvo anuncia corte de 800 empregos nos EUA em decorrência de tarifas altas. - abril 19, 2025
- Fogo atinge prédio na Península nesta manhã - abril 19, 2025
- Rússia declara trégua temporária com a Ucrânia durante a Páscoa - abril 19, 2025