O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou, em um comunicado após a 51ª reunião do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC), que a economia global está enfrentando um momento crítico. Esse cenário é marcado pelo aumento das tensões comerciais, o que gera incertezas, volatilidade nos mercados e riscos ao crescimento e à estabilidade financeira. O texto foi liderado por Mohammed Aljadaan, presidente do IMFC.

    O comitê observou que conflitos geopolíticos e mudanças estruturais, como a digitalização e as alterações climáticas, trazem novos desafios. Foi destacado que guerras e conflitos têm um grande custo, tanto em termos humanos quanto econômicos. No entanto, o IMFC lembrou que questões de segurança não são o foco do FMI e devem ser discutidas em outros espaços.

    Para enfrentar os riscos identificados, o grupo fez um chamado à implementação de reformas fiscais e estruturais, que ajudem a promover um crescimento guiado pelo setor privado. Eles destacaram que as mudanças fiscais devem considerar seus efeitos sobre a sociedade e serem apoiadas por um planejamento sólido de médio prazo. Além disso, os bancos centrais devem continuar dedicados à estabilidade dos preços, ajustando suas políticas com base nas informações disponíveis.

    O FMI também reiterou a importância de oferecer suporte a países em situação vulnerável, especialmente aqueles de baixa renda e que estão em meio a conflitos. O comitê reafirmou seu compromisso em abordar as questões de dívida de maneira eficaz, mencionando os avanços implementados no Marco Comum do G20 para reestruturações de dívida.

    No que diz respeito à governança do FMI, o IMFC expressou apoio a um aumento nas cotas, visando fortalecer a instituição e garantir uma maior representação para os países emergentes. Eles afirmaram que o ajuste das cotas deve refletir melhor a real influência dessas nações na economia global. A reunião foi encerrada com a reafirmação do papel do FMI como um “conselheiro confiável” em um contexto internacional desafiador, e a próxima reunião do IMFC está agendada para outubro.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.