O Ministério do Comércio da China anunciou que está considerando abrir negociações com os Estados Unidos para discutir a redução das tarifas comerciais. Essa informação foi divulgada na sexta-feira, 2 de maio de 2025. Um porta-voz do ministério confirmou que as autoridades norte-americanas têm buscado estabelecer um acordo que diminua as altas taxas aplicadas às importações.
Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou que representantes dos dois países estão em diálogo sobre um possível acordo. Em uma entrevista à revista Time, Trump comentou que o presidente da China, Xi Jinping, entrou em contato com ele para abordar essa questão.
Entretanto, o governo chinês havia afirmado anteriormente que não havia conversas oficiais em andamento para reduzir as tarifas. Na quarta-feira, 30 de abril, Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, também confirmou que, até aquele momento, não existiam negociações formais.
Embora a China tenha deixado em aberto a possibilidade de um acordo, os representantes chineses continuam firmes em sua posição. O porta-voz do Ministério do Comércio ressaltou que a guerra comercial foi iniciada pelos Estados Unidos e que, para que um acordo seja alcançado, a Casa Branca deve demonstrar “sinceridade” nas negociações.
O porta-voz afirmou: “A guerra tarifária e a guerra comercial foram iniciadas unilateralmente pelos EUA. Eles devem mostrar sinceridade se desejam negociar.” Assim, continua o clima de tensão entre os dois países, enquanto ambos buscam uma solução para os conflitos comerciais.