Os ônibus elétricos estão ganhando cada vez mais lugar nas nossas ruas, assim como os carros elétricos. Enquanto algumas empresas ainda estão prometendo inovações, fabricantes tradicionais estão mostrando serviço de verdade. A Volvo, com sua fábrica em Curitiba, é um exemplo disso. Eles acabam de produzir o primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico do mundo.

    Esse novo modelo, chamado BZRT, é uma verdadeira revolução. Com zero emissões de CO₂ e super silencioso, ele vem nas versões articulada e biarticulada. O mais interessante é que ele é fabricado só aqui no Brasil, o que significa que poderemos exportá-lo para sistemas de transporte rápido em diversas partes do mundo.

    Imagine um ônibus com 28 metros de comprimento! Ele pode acomodar até 250 passageiros — o que é o mesmo que um metrô, só que com muito menos custo para implementar e operar e, claro, com a vantagem de não poluir o ar.

    André Marques, que é o presidente da Volvo Buses na América Latina, destaca que essa produção representa um passo importante na busca por reduzir a pegada de carbono nos transportes. Ele menciona que a meta da Volvo é zerar as emissões de CO₂ dos seus veículos até 2040. Um objetivo e tanto, né?

    O BZRT é fruto de um grande investimento, que gira em torno de R$ 1,5 bilhão, e será lançado entre 2023 e 2025. Ele vem equipado com dois motores de 270 cavalos cada, totalizando 540, garantindo eficiência e força.

    Outra característica bacana é a transmissão automatizada de duas velocidades, baseada na tecnologia I-Shift da Volvo. O ônibus também pode ter até oito baterias, com uma capacidade total de 720 kWh. Embora a empresa ainda não tenha revelado a autonomia exata, o tempo de recarga é entre 2 e 4 horas, dependendo da estação de carregamento.

    Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina, comenta que eles utilizaram componentes extremamente confiáveis que já são usados em ônibus biarticulado tradicionais. Isso garante a qualidade do novo modelo.

    Com tudo isso, a expectativa é alta para ver o impacto do BZRT nas estradas. É uma grande ideia de mobilidade sustentável que pode deixar nossas cidades mais limpas e tranquilas.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.