Com mais de 750.000 carros híbridos vendidos, a Renault traz mais uma novidade para o mercado europeu. Agora, a marca apresenta uma opção com maior potência, disponibilizando 160 cavalos, superando o modelo anterior de 140 cavalos, utilizado em veículos como o Rafale.
Diferente do modelo com 140 cavalos, que tem um motor 1.3 turbo combinado com um sistema MHEV de 12V, o novo conjunto híbrido da Renault agora conta com um motor 1.8 litros da Horse com 109 cavalos e um motor elétrico de 49 cavalos. Além disso, tem um MHEV de 20 cavalos. Essa nova configuração é acompanhada de uma transmissão direta sem embreagem, permitindo que o conjunto híbrido alcance os 160 cavalos, embora tenha um torque um pouco menor, com 20,5 kgfm. Isso acontece porque o motor é aspirado, ao contrário do anterior, que era turbinado.
Esse novo motor traz também uma economia de combustível impressionante: 23,2 km/l, em comparação aos 16,9 km/l do modelo anterior. É bom lembrar que essas comparações são entre sistemas diferentes, onde o MHEV é menos eficiente que um HEV padrão.
Outro ponto interessante é que esse modelo híbrido da Renault também utiliza o sistema MHEV no motor a combustão, além daquele elétrico junto à transmissão. A marca também se destaca, podendo se gabar de ser uma das primeiras a implementar esses sistemas híbridos.
Estamos falando do conjunto que já é bastante usado pela Dacia, que combina o motor aspirado H4M 1.6 com dois motores elétricos, gerando 145 cavalos e ainda mais eficiência.
É importante notar que a Renault decidiu não expandir sua linha de modelos PHEV, optando por se concentrar mais em híbridos comuns e híbridos leves, sem abrir mão do seu portfólio de veículos elétricos.
No Brasil, ainda não houve um anúncio oficial sobre a chegada do sistema híbrido, mas como a produção do motor Horse acontece por aqui, é bem possível que seja utilizado o motor atual HR13 Flex, com o sistema MHEV.
A expectativa é que o modelo Boreal chegue com pelo menos 160 cavalos e 25,5 kgfm, acompanhados de uma transmissão de dupla embreagem EDC, diferente do Rafale, que também possui uma opção manual com 140 cavalos.
Além disso, podemos aguardar também um “Hybrid 130” da Renault, utilizando o HR10 1.0 TCe para o Kardian, e mais novidades estão a caminho conectadas a essa linha de híbridos.
- audi e-tron gt quattro: potência e inovação a partir de 108.900 euros - maio 13, 2025
- Descubra a receita do bolo de leite condensado perfeito e fofinho - maio 13, 2025
- resumo imperdível da novela de quarta-feira (14/05) - maio 13, 2025