Picapes sempre foram um símbolo de força e praticidade, especialmente nos Estados Unidos. Entre os motoristas, elas são queridas por sua versatilidade. No entanto, essa popularidade também atraiu um lado bem negativo: o furto. E, entre as picapes, a Chevrolet Silverado 1500 de 2004 conquistou um título nada glamouroso — é a picape mais roubada da história americana.

    De acordo com dados do NICB, em 2022, foram impressionantes 49.903 unidades dessa Silverado roubadas. Isso certamente chama a atenção! E não é algo isolado. Nos anos anteriores, a situação já era preocupante: em 2020, quase 41 mil e em 2021, 48.206 unidades desapareceram. Mesmo em 2023, foram registrados 23.721 roubos, mantendo a picape entre os alvos favoritos dos ladrões.

    Mas o que faz a Silverado 2004 tão irresistível para os criminosos? A idade é um fator-chave. Veículos fabricados nos anos 2000 não têm os sistemas de segurança mais modernos que os carros novos hoje em dia. Você não vai encontrar um rastreador GPS, um imobilizador eletrônico ou mesmo chave codificada por aqui.

    Além disso, a grande quantidade de unidades ainda rodando por aí, especialmente em estados como Califórnia, Texas e Flórida, que estão entre os pódios dos maiores índices de furto, torna tudo mais complicado. E, para piorar, muitos proprietários ainda cometem deslizes como deixar os carros destrancados ou, o que é ainda pior, com as chaves dentro. Imagina a frustração de quem já passou por situações assim!

    Nos Estados Unidos, a boa notícia é que cerca de 85% dos veículos roubados são recuperados. Mas a realidade é que apenas 34% deles são encontrados nas primeiras 24 horas. Isso significa que muitos carros aparecem depois de uma verdadeira “faxina”, sem várias peças.

    Se você estiver pensando em adquirir uma Silverado usada, especialmente uma mais antiga, fique esperto: investir em travas adicionais, alarmes modernos e, se tiver a chance, um rastreador pode fazer toda a diferença. Às vezes, o barato pode custar caro.

    Curiosamente, em 2023, a tendência dos ladrões mudou um pouco. Modelos da Kia e Hyundai começaram a dominar o ranking de carros mais roubados, devido a uma falha de segurança que começou a chamar a atenção. Com um simples cabo USB e uma chave de fenda, esses carros podem ser levados em menos de um minuto. Essa situação foi ainda mais impulsionada por um movimento nas redes sociais chamado “Kia Boyz”.

    Embora as picapes ainda sejam visadas, a Silverado 2004 é um exemplo claro de como um carro adorado pode, infelizmente, se tornar um verdadeiro pesadelo para o proprietário.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.