O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 12 de abril. De acordo com o boletim médico divulgado em 30 de abril de 2025, seu estado de saúde é estável e ele começou a seguir uma dieta líquida.
Bolsonaro aceitou bem a ingestão de líquidos como água e gelatina, e apresentou uma “melhora progressiva” nas funções intestinais. No dia anterior, ele teve a sonda nasogástrica removida, o que indica um avanço em seu quadro clínico. Ele também passou a ter uma recuperação significativa da gastroparesia, condição que causa lentidão no esvaziamento do estômago.
Embora esteja melhor, o ex-presidente ainda precisa de monitoramento contínuo. Ele está recebendo nutrição tanto por via oral quanto por meio de alimentação intravenosa, além de realizar sessões de fisioterapia para auxiliar na recuperação. Existem medidas sendo tomadas para prevenir tromboses venosas.
Atualmente, não há uma previsão definida para a alta, mas Bolsonaro mencionou a aliados que espera sair do hospital no dia 3 de maio de 2025. As visitas continuam restritas enquanto ele permanece em tratamento.
O boletim médico enfatiza que Bolsonaro está estável, sem dores ou febre, e com a pressão arterial sob controle. Ele continua a receber acompanhamento de uma equipe médica composta por especialistas.