A gigante chinesa de baterias, a CATL, está dando um passo ousado rumo ao transporte pesado. Conhecida por fornecer baterias que equipam quase todos os carros elétricos modernos, a empresa agora quer revolucionar o mundo dos caminhões. E como? Com um novo modelo de bateria chamado “75#”.
Esse projeto, batizado de QIJI Energy, começou em 2023. A ideia é simples, mas poderosa: acelerar a adoção da troca de baterias em caminhões, tratores e veículos de mineração. Recentemente, a CATL fez uma apresentação na província de Shanxi, mostrando uma bateria que pode ser retirada e substituída em poucos minutos. Isso significa que os operadores logísticos não precisarão mais gastar tempo esperando as baterias recarregarem. Imagina só a praticidade!
O CEO da CATL, Yang Jun, garantiu que a companhia já está desenvolvendo a compatibilidade com mais de 30 modelos de caminhões pesados, e isso é só o começo. Até 2025, eles planejam instalar 300 estações de troca rápida em 13 regiões principais da China. E até 2030, o objetivo é cobrir 16 grandes cidades. Tudo isso para criar um sistema onde a mobilidade elétrica pesada funcione sem tempo perdido.
E se você estiver em uma região onde não haja uma estação de troca? Não se preocupe! Os caminhões com a bateria 75# também poderão ser recarregados em carregadores rápidos tradicionais. A ideia da CATL é oferecer mais opções em vez de substituir as antigas.
O presidente da empresa, Robin Zeng, aposta que o mercado de caminhões elétricos terá um crescimento enorme nos próximos três anos. Ele acredita que, em pouco tempo, metade dos novos caminhões vendidos no mundo poderão ser elétricos. E a propriedade de baterias, segundo ele, pode se tornar uma coisa do passado, especialmente para as empresas de logística. O que conta é a eficiência: trocar a bateria pode sair mais em conta do que parar para uma recarga demorada.
Ainda não está claro quando essa tecnologia chegará à América do Norte, mas a Europa e a Austrália já estão no radar da CATL. Com todo o know-how da empresa e uma infraestrutura sendo montada, é fácil imaginar que esse modelo chame a atenção de operadores que buscam reduzir custos e aumentar a produtividade.
Enquanto muitos países ocidentais estão apenas debatendo a criação de postos de carregamento rápidos para caminhões, a China avança com um modelo na linha do “desplugou, trocou e volta pra estrada”. Se essa estratégia der certo, poderemos estar diante de uma nova era no transporte pesado global.
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