Um grupo de 211 congressistas assinou um pedido para criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse documento será protocolado na manhã da próxima terça-feira, dia 6 de maio.
Dentre os 211 assinantes, 93 pertencem a partidos que têm representantes no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O total de assinaturas é composto por 29 senadores e 182 deputados. Entre os senadores, 12 são de partidos que ocupam ministérios no governo, enquanto entre os deputados, o número é de 81. Para que o pedido fosse protocolado, eram necessárias pelo menos 27 assinaturas de senadores e 171 de deputados, meta que foi alcançada.
As deputadas Coronel Fernanda, do PL de Mato Grosso, e Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, foram as responsáveis por coletar as assinaturas necessárias. Elas finalizam o processo de protocolo até o prazo estipulado.
O partido União Brasil foi o segundo a mais contribuir com apoio à CPMI, somando 29 assinaturas, atrás apenas do PL, que é liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O União Brasil também conta com ministros no governo Lula, como Celso Sabino, que lidera o Ministério do Turismo, e Frederico de Siqueira Filho, que ocupa o Ministério das Comunicações.
Outro partido que colaborou foi o PP, que trouxe 25 apoiar à iniciativa, apesar de ter Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, como presidente. O PP também está representado no governo com André Fufuca no Ministério do Esporte.
Além disso, 15 assinaturas vieram do Republicanos, que tem Silvio Costa Filho como ministro dos Portos e Aeroportos. Já o PSD contribuiu com 11 assinaturas e possui ministros importantes, como Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Carlos Fávaro, de Agricultura.
Assim, a CPMI do INSS reúne um amplo apoio político, refletindo a preocupação com a gestão e os serviços oferecidos pelo instituto. A divulgação dos nomes dos assinantes traz mais transparência ao processo e permite que a população acompanhe o desenvolvimento dessa investigação.