Motoristas que rodam pelas longas estradas de Dakota do Norte vão poder acelerar um pouco mais a partir do dia 1º de agosto. O estado decidiu aumentar o limite de velocidade nas principais rodovias interestaduais de 75 para 80 milhas por hora, o que dá cerca de 128 km/h. Essa mudança alinha Dakota do Norte a estados vizinhos como Dakota do Sul e Montana, que já têm esse limite.

    Essa decisão foi aprovada pelo governador Kelly Armstrong e reflete uma realidade que muitos motoristas já conhecem: por lá, é comum ver os veículos circulando a essa velocidade. Se você já teve a oportunidade de visitar os EUA, provavelmente notou que a maioria dos motoristas está sempre um pouquinho acima do limite — cerca de 10 milhas a mais. E, curiosamente, a polícia não parece se importar muito com isso.

    Claro, surge a pergunta: será que o pessoal vai querer andar mais de 10 milhas além das 80 agora? Além de padronizar com outros estados, essa mudança é uma tentativa de tornar a fiscalização mais eficiente. A ideia é facilitar o controle nas estradas e diminuir as ultrapassagens arriscadas entre quem respeita o limite e quem não respeita.

    Mas não se empolgue muito, porque, junto com a velocidade aumentada, vêm multas mais pesadas para quem exagerar. Nas rodovias com limite de 65 mph (uns 105 km/h) ou mais, quem for pego acima da velocidade terá que pagar a multa mais alta entre duas opções: US$ 20 fixos ou US$ 5 por cada milha que exceder o limite. Se o limite for mais baixo, o valor muda para US$ 20 ou US$ 3 por milha. E se a pessoa for pega com um excesso de 16 mph ou mais, ainda terá um acréscimo de US$ 20.

    As áreas de obras não ficam de fora da nova regra. Dirigir acima do limite onde há trabalhadores agora custa US$ 150, um aumento considerável em relação aos US$ 80 cobrados anteriormente.

    Para muitos brasileiros, essa velocidade pode parecer ousada, mas não é incomum nos EUA. Estados como Utah, Texas, Oklahoma, Nevada e Wyoming têm rodovias com limites semelhantes. O Texas, por exemplo, detém o recorde nacional, permitindo até 85 mph (cerca de 136 km/h) na rodovia estadual 130, perto de Austin.

    Com a geografia plana de Dakota do Norte e as longas paisagens agrícolas, essa nova velocidade realmente pode ser adequada. Mas as autoridades deixam um recado claro: mais liberdade na estrada também significa mais responsabilidade. A nova política reconhece que muitos já estão dirigindo rápido, mas os abusos terão um preço maior a partir de agora.

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