Donos de superesportivos costumam se dividir em dois perfis bem diferentes. De um lado, temos aqueles que tratam seus carros como verdadeiras obras de arte. Eles ficam guardados em garagens climatizadas, rodam poucos quilômetros por ano, com medo até de uma pedrinha no asfalto. Do outro lado, estão os que enxergam seus carros como máquinas feitas para serem pilotadas. Para esses, acelerar sem pena é uma verdadeira diversão.

    Recentemente, um vídeo mostrando uma Ferrari 12Cilindri em ação no circuito de Monza nos relembra por que esportivos são muito mais empolgantes quando estão na pista. Essa Ferrari foi lançada no ano passado e é a mais nova integrante da famosa linhagem de grandes tourers da marca. A 12Cilindri traz um potente motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, uma versão bem refinada do motor que impulsionava a 812 Superfast.

    A engenharia dessa beleza é impressionante. Com bielas de titânio e pistões de alumínio, ela entrega nada menos que 819 cv de potência e um torque de 69,3 kgfm. Isso garante uma velocidade máxima de 340 km/h. O protagonista do víde, Marcello, conhecido entre os entusiastas, não poupou esforços ao pilotar esse supercarro.

    Depois de uma volta de aquecimento, ele literalmente voou pelo asfalto de Monza, como se estivesse em uma disputa acirrada das 24 Horas de Le Mans. Tirou o controle de estabilidade, e não faltaram momentos de emoção, com a traseira escapando levemente enquanto ele acelerava ao máximo, chegando a 9.500 rpm.

    O nível de habilidade de Marcello ao volante é impressionante, e não é por acaso que ele não estava sozinho na pista. O vídeo nos mostra claramente uma lição: supercarros são feitos para serem dirigidos de verdade.

    Assistir a alguém extraindo o máximo de uma Ferrari avaliada em mais de R$ 5 milhões é um contraste gritante. Isso porque muitas vezes temos receio até de estacionar um carro popular em uma rua movimentada. Claro, ninguém quer danificar um patrimônio desses, mas também não faz sentido tratá-lo como um item decorativo.

    No final das contas, seja uma Ferrari 12Cilindri ou um humilde Fusca, a mensagem permanece: se você tem um carro especial, o que realmente importa é usá-lo. Afinal, carro de verdade não foi feito para ficar parado.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.