O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu recentemente com o CEO da GAC, Feng Xingya, em um encontro reservado em Pequim. Durante a conversa, Feng confirmou um investimento significativo no Brasil. Essa novidade promete trazer várias mudanças para a indústria automotiva nacional.
Um dos planos mais ambiciosos da GAC é assumir a antiga fábrica da HPE em Catalão, Goiás. Esse local foi fechado pela empresa brasileira no final de 2024, mas as negociações para que a GAC assuma a planta estão a todo vapor. A ideia é que as operações comecem ainda este ano, trazendo aqui os modelos que têm feito sucesso, como o Aion V, o Hyper HT e o Emkoo.
Esses veículos, inclusive, foram apresentados ao presidente Lula durante sua estadia em Pequim, na frente do hotel onde ele estava hospedado. Uma interessante oportunidade se apresenta com um convite da GAC para o lançamento de quatro novos modelos na China, marcado para 23 de maio.
Com um investimento estimado em impressionantes US$ 1,3 bilhão, a GAC espera rapidamente se estabelecer no mercado brasileiro. O objetivo é competir com empresas que já estão mais consolidadas por aqui, como a BYD e a GWM. Embora essas marcas já tenham se estabelecido antes, a GAC chega com a firme intenção de acirrar a disputa no setor.
Essas movimentações no setor automotivo são um reflexo das transformações que o Brasil enfrenta e mostram como o país se torna um ponto atrativo para investimentos estrangeiros. Para quem acompanha o mercado, essas mudanças podem significar não apenas uma variedade maior de veículos, mas também uma expansão na oferta de empregos e desenvolvimento tecnológico local.
- novela de terça (13/05): tudo que você precisa saber - maio 12, 2025
- Jeep Renegade 10 Anos: Celebre a trajetória do SUV compacto - maio 12, 2025
- os híbridos de 2025 que vão te surpreender sem estourar o orçamento - maio 12, 2025