O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu no domingo (4) em Los Angeles com Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos. O foco principal do encontro foram as tarifas aplicadas pelo governo norte-americano, que têm impacto significativo sobre o Brasil e outros países na América do Sul. Haddad descreveu a conversa como “excelente” e destacou que o governo dos Estados Unidos mostrou disposição para abrir negociações sobre essas tarifas.

    O ministro enfatizou que a América do Sul, atualmente, enfrenta um déficit comercial com os Estados Unidos, o que torna injustificável a manutenção das tarifas que foram impostas na gestão do ex-presidente Donald Trump. Nesse contexto, produtos da região estão submetidos a tarifas mínimas de 10%, enquanto as negociações entre os países continuam.

    Além das questões tarifárias, a reunião também abordou o potencial de investimentos no Brasil, especialmente nas áreas de energia renovável e minerais essenciais. Haddad está em uma missão nos Estados Unidos e no México para atrair investimentos em data centers para o Brasil.

    Após a reunião com Bessent, o ministro participou de um jantar privado com investidores durante a 28ª Conferência Global do Instituto Milken, também em Los Angeles. Na segunda-feira (5), Haddad tem agendadas reuniões com Ruth Porat, CFO do Google, e Jensen Huang, CEO da NVIDIA. Ele também participará de diversas sessões na Conferência Milken.

    Na terça-feira (6), o ministro conversará com executivos da Amazon e participará de uma mesa-redonda promovida pela Amcham Brasil. Sua viagem termina na quarta-feira (7), quando Haddad estará na Cidade do México para se reunir com empresários brasileiros e com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México. O retorno a Brasília está programado para a madrugada de quinta-feira (8).

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.