Uma pesquisa realizada pela Quaest entre os dias 27 e 31 de março revelou que a opinião dos brasileiros sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado é dividida. De acordo com os dados, 52% dos entrevistados consideram a decisão “justa”, enquanto 36% acreditam que foi “injusta”. Além disso, 12% dos participantes não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.
A pesquisa foi feita por meio de 2004 entrevistas presenciais, abrangendo pessoas a partir dos 16 anos, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Durante a pesquisa, feita em um formato estruturado, foi perguntado aos entrevistados se, em sua opinião, a decisão do STF era justa ou injusta.
Outro ponto abordado na pesquisa foi a suposta participação de Bolsonaro em um plano de tentativa de golpe. O resultado mostrou que 49% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente realmente teve envolvimento nesse plano, enquanto 35% acham que ele não participou. Além disso, 1% dos entrevistados acredita que não houve tentativa de golpe.
Esses dados refletem as diferentes percepções dos cidadãos sobre a atual situação política do país e a atuação do sistema judiciário. A pesquisa pode ser vista como um indicativo de como as pessoas estão avaliando as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro e as decisões do STF em relação a esse caso significativo para a democracia brasileira.
- Aged emite certificado SISBI para estabelecimento de abate de aves em Igarapé do Meio, Maranhão. - abril 8, 2025
- Tarifas de energia elétrica devem aumentar 3,5% em 2025 - abril 8, 2025
- Lewandowski discute proposta de emenda constitucional sobre segurança pública com líderes da Câmara - abril 8, 2025