A Stellantis passou por um momento tenso recentemente ao se envolver em um conflito com um de seus fornecedores, a Trico Products Corp. A montadora, que tem em seu portfólio marcas famosas como Jeep, Ram, Dodge e Chrysler, acusou a Trico de extorsão. A situação ficou tão crítica que o fornecimento de limpadores de para-brisa foi interrompido, quase paralisando as linhas de produção.
Em um movimento rápido, a Stellantis chegou a entrar com uma ação judicial pedindo que a Trico fosse obrigada a retomar as entregas. Contudo, menos de 48 horas depois, resolveu desistir do processo. Simplificando, em um dia parecia que tudo ia parar e, no outro, a disputa já tinha sido arquivada.
Essa ação judicial foi protocolada no dia 12 de maio em Oakland, Michigan, e alegava que a Trico cortou repentinamente o fornecimento e se recusou a dialogar. Essa falta de diálogo ameaçava a produção nas fábricas da Stellantis, tanto na América quanto no México. A montadora afirmou que a Trico estava exigindo aumentos absurdos nos preços, incluindo uma proposta de reajuste de 108% em 19 componentes. Isso poderia levar a um custo extra de cerca de US$ 78 milhões para a empresa a cada ano.
Desde maio do ano passado, a Stellantis já havia desembolsado mais de US$ 47 milhões a título de “pagamentos sob protesto” devido a essas exigências. Para eles, a atitude da Trico era inaceitável, pois muitos fornecedores usam essas ameaças de paralisação como uma espécie de estratégia para justificar aumentos de preços.
Apesar das acusações graves, a montadora rapidamente recuou e não deu muitos detalhes sobre a decisão de retirar a ação. A Trico, que pertence ao First Brands Group e fica em Michigan, também não fez comentários sobre o ocorrido.
Esse episódio revela um cenário de tensão crescente entre montadoras e seus fornecedores, especialmente em tempos de custos altos e margens de lucro apertadas. Nos bastidores, fica claro que a Stellantis está disposta a ir aos tribunais se precisar para evitar pressões indevidas em acordos comerciais. E essa não é a primeira vez que eles enfrentam um conflito desse tipo; no ano passado, um problema semelhante ocorreu com a Brose North America.
A Stellantis também confirmou que está em busca de novos fornecedores para os limpadores de para-brisa, mas essa troca não deve acontecer antes de outubro. Enquanto isso, a relação com a Trico precisará ser gerenciada com cuidado, mesmo depois desse episódio tumultuado.
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