O Maranhão se destaca no Brasil como um importante polo do karatê shotokan, que é uma arte marcial que junta força física e mental. Os atletas do estado têm conseguido bons resultados em diversas competições, o que os coloca entre os melhores do país. Um dos principais nomes dessa modalidade é Vítor Moraes, um jovem de apenas 17 anos. Recentemente, ele foi chamado pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil) para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Karatê Shotokan, que acontecerá de 24 a 27 de julho em Vitória, no Espírito Santo.

    Vítor já fez parte da Seleção Brasileira durante o Campeonato Mundial de Karatê Shotokan, realizado no Japão em 2024, e agora ele tem boas expectativas para o Pan-Americano. Ele é considerado uma das promessas da equipe e espera ajudar o Maranhão e o Brasil a conquistar medalhas nesse torneio internacional.

    “Estou muito feliz com os títulos e pódios que conquistei nos últimos dois anos. Esses resultados me motivam a continuar trabalhando duro em busca de mais vitórias. A preparação para o Pan-Americano está intensa e focada, pois é sempre uma alegria e uma responsabilidade representar o Maranhão e o Brasil em um evento tão importante. Estamos treinando bastante para levar nosso estado e nosso país ao pódio, e conto com a torcida de todos”, disse Vítor.

    Além de sua convocação para o Campeonato Pan-Americano, Vítor Moraes teve um ano de 2024 muito promissor. Ele conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan, que ocorreu em Vitória: uma medalha de ouro no Kata por Equipe e três medalhas de prata nas competições de Kumitê Individual, Kumitê por Equipe e Kata Individual. Ele também ganhou quatro medalhas na Copa Sadamu Uriu, realizada em São Luís, e se destacou como campeão de kumitê no Campeonato Maranhense de Karatê-do tradicional. Em 2023, Vítor foi vice-campeão no Kata Individual e ficou em terceiro lugar no Kumitê Individual durante o 27º Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan, que aconteceu em Goiânia.

    Com sua vaga garantida para o Pan-Americano, Vítor agora está em busca de patrocínios para auxiliar nos custos da viagem para Vitória. “Assim como estamos focados na preparação para o Pan-Americano, também precisamos de novos apoios e patrocínios para representar o Maranhão e o Brasil da melhor forma possível. Temos boas chances de subir ao pódio e vamos fazer o nosso melhor”, comentou o atleta.

    O apoio da comunidade e de patrocinadores será fundamental para que Vítor e seus colegas de equipe possam continuar sua jornada e alcançar grandes conquistas no karatê shotokan.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.