A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, na quinta-feira, 10 de abril de 2025, um Projeto de Lei que exige que os eleitores comprovem sua cidadania para participar das eleições gerais. O projeto, conhecido como Lei da Salvaguarda da Elegibilidade do Eleitor Americano, recebeu forte apoio do Partido Republicano e apenas quatro deputados do Partido Democrata votaram a favor.

    O projeto, proposto pelo deputado republicano Chip Roy, de Texas, determina que todos os eleitores que se registrarem para votar devem apresentar provas de que são cidadãos americanos. Além disso, a proposta exige que os Estados implementem programas para remover imigrantes sem documentação das listas de eleitores.

    Caso um Estado não cumpra as novas regras, o projeto de lei permite que cidadãos dos EUA possam processá-los. Após a votação, Chip Roy expressou sua gratidão aos colegas que apoiaram a iniciativa, destacando que a aprovação da Lei Save é um passo importante para manter a integridade das eleições no país.

    Agora, o projeto vai para o Senado, onde os republicanos também têm maioria. A proposta deve ser analisada pelos senadores, que decidirão se a lei será aprovada ou não. Essa mudança na legislação tem gerado debates sobre o acesso ao voto e as condições necessárias para que os cidadãos possam participar das eleições.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.