Neste domingo, 6 de abril de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, reunindo seus apoiadores. O evento tinha como principal objetivo pedir a anistia para as pessoas que foram presas ou investigadas após os eventos do dia 8 de janeiro, quando ocorreu uma tentativa de golpe em Brasília.

    Durante a manifestação, estavam presentes figuras importantes do seu grupo político, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Além deles, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e vários congressistas, incluindo o senador Rogério Marinho (PL-RN) e o deputado Nikolas Ferreira (PL), também marcaram presença.

    A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estava no evento, mas com um esquema de segurança especial. Ela passou por uma cirurgia recente para reduzir as próteses mamárias e estava se recuperando, o que a impediu de participar de um ato anterior que ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro.

    Este ato foi o quinto que Jair Bolsonaro convocou e participou desde que deixou a presidência em 2023. A última manifestação aconteceu em 16 de março de 2025, e reuniu cerca de 26 mil pessoas em Copacabana. Para contextualizar, a agenda de eventos de Bolsonaro inclui:

    – 16 de março de 2025: 26.000 participantes em Copacabana, Rio de Janeiro.
    – 7 de setembro de 2024: 58.000 presentes na Avenida Paulista, São Paulo.
    – 25 de fevereiro de 2024: estimativas de 300 mil a 350 mil pessoas na Avenida Paulista, São Paulo.
    – 21 de abril de 2024: reunião de 40.000 a 45.000 em Copacabana, Rio de Janeiro.

    Este ato em São Paulo é significativo porque é o primeiro que Jair Bolsonaro realiza após se tornar réu no Supremo Tribunal Federal junto com outros sete aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado, o que acrescenta uma nova dimensão à mobilização de seus apoiadores. A situação política do ex-presidente e de seus aliados está sendo acompanhada de perto pela sociedade e pela mídia, enquanto a demanda por anistia continua a ser um tema central entre sua base.

    Jornalismo AdOnline

    Compromisso com a informação precisa e relevante, trazendo notícias apuradas com rigor jornalístico, ética e responsabilidade. Um jornalismo que busca sempre a verdade dos fatos.